Essa é para os entusiastas da tecnologia: desde a última sexta (24), já dá para experimentar a tecnologia 5G em Curitiba.
Mas… em uma única operadora, só em alguns bairros, apenas em uma frequência teste e só se você tiver o único aparelho celular que oferece a tecnologia no Brasil, ao custo mínimo de R$ 5 mil. 😕
Está tudo explicadinho nessa reportagem: o 5G é uma oferta da operadora Vivo, disponível para as áreas “entre o Centro Cívico e o Alto da Glória e entre o Batel e o Água Verde”. Bem pouquinho, né? (Gazeta do Povo)
É que o leilão oficial do 5G no Brasil só acontece em 2021. Por enquanto, algumas operadoras estão usando frequências vagas no 3G e 4G para testar a nova tecnologia, que promete uma internet móvel bem mais veloz e estável.
A velocidade é até 12 vezes maior que a do 4G, o que deve enfim viabilizar a internet das coisas, com a conexão em massa de sensores que permitem automação de tarefas e a tão sonhada cidade inteligente.
A saber: aqui em Curitiba, a prefeitura simplificou no ano passado, por decreto, o processo para instalar antenas de telefonia na cidade. As que ficam em topos de prédios, por exemplo, não vão mais precisar de licenciamento.