Como será o amanhã? 🛤️

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nesta semana, Curitiba bateu a triste marca de 10 mil casos de infectados pelo novo coronavírus e 267 mortes

🔮 As notícias são ruins, os números crescentes (como registra diariamente o nosso Monitor COVID-19 Curitiba) — mas gostaríamos de mudar um pouco o tom do boletim de hoje pra falarmos sobre como será a cidade pós-pandêmica.

Encontramos há uns dias esse interessante depoimento (em inglês) de um curitibano que estava de passagem pela cidade natal, em plena pandemia: de sua janela, Sergio Avelleda viu canaletas repletas de ciclistas e pedestres, e propôs uma nova forma de pensar a cidade. (The City Fix)

Avelleda, que é diretor de mobilidade urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities, diz que a profusão de pedestres e ciclistas por onde antes circulavam apenas os biarticulados é um indicativo de que a cidade precisa mudar — e que as pessoas “precisam de espaço para uma mobilidade mais segura, limpa e democrática”.

🌎 Ele cita cidades como Paris, Milão e Londres, que já propuseram planos de mobilidade pós-COVID, com incentivos ao uso de bicicletas como modal de transporte e mais espaço para o pedestre. (CityLab, The Guardian e Traffic Technology)

Em Curitiba, uma nota técnica de pesquisadores da UFPR já defendeu mais investimentos em ciclovias no pós-pandemia. (Instituto Democracia Popular) E você, leitor: o que gostaria de ver na nossa cidade? Conte para nós no oi@oexpresso.curitiba.br!

E as últimas do coronavírus em Curitiba:

  • Lembram do nosso mapa com os bairros com mais vítimas do coronavírus? Pois um grupo de pesquisadores de Curitiba também constatou que a epidemia tem se deslocado do centro para a periferia da cidade. (Instituto Democracia Popular)

  • O chefe de uma UTI lotada de vítimas do coronavírus fez um desabafo à Tribuna do Paraná: é um relato incisivo e triste sobre o perigo do vírus. Vale a leitura.

  • A taxa de ocupação das UTIs exclusivas para COVID em Curitiba, aliás, é crescente: bateu em 91% nesta semana. (Gazeta do Povo)

Quer receber mais notícias sobre coronavírus em Curitiba?

Outras notas