Jovens nada saudáveis

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na semana que passou, infelizmente, continuamos a ver novos picos nos casos de coronavírus em Curitiba. Abaixo, os últimos números oficiais, como mostramos diariamente no nosso Monitor COVID-19 Curitiba:

  • Estamos chegando a quase 5.000 casos confirmados;
  • 485 casos suspeitos;
  • 145 mortes.

Para sermos breves, três destaques sobre o cenário atual:

1️⃣ Como mostra esta reportagem da revista piauí, o epicentro da pandemia brasileira agora é a região Sul — e Curitiba, em especial, tem sido manchete nacional pelo aumento consistente do número de casos. A secretária municipal da Saúde chegou a vestir uma máscara estampada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida numa das últimas lives para informar o status da epidemia: “Só Nossa Senhora pra nos ajudar a partir de agora“. (piauí)

2️⃣ Os casos em curitibanos com idades entre 20 e 49 anos quase dobraram na última semana. Ou seja, apesar de terem poucos sintomas e na maior parte das vezes sobreviverem ao coronavírus sem gravidade, são os jovens que estão espalhando a epidemia por aí: “É a moçada que se reúne […] e transmite o vírus para outras pessoas“, alertou Huçulak. (CBN Curitiba)

3️⃣ Dá uma olhada em como estão os casos ativos de COVID em Curitiba — ou seja, os curitibanos que podem transmitir o vírus aos outros. O salto dos últimos dias assusta. Lembrando que esses são apenas os casos confirmados, sem contar com tantos outros curitibanos que não foram testados ou não apresentaram sintomas…

Mais sobre a pandemia:

  • Será anunciado hoje (terça, dia 30) um decreto do governo estadual instituindo lockdown na regiões mais atingidas pelo coronavírus no Paraná. Uma reunião para definir as medidas estava marcada para esta manhã — e Curitiba deve entrar na lista. (Tribuna do Paraná e Plural) 
  • O lockdown, falando nisso, que pra muita gente já deveria ter sido decretado, precisa ter momento certo para entrar em vigor, segundo essa infectologista. O prefeito, aliás, descartou adotar a medida em Curitiba, numa entrevista apenas três dias atrás. A ver se a situação mudará. (CBN Curitiba e CNN)
  • E, apesar do agravamento da epidemia em Curitiba, o índice de isolamento social da cidade não mudou: se manteve em 40%. (Plural)

Quer receber mais notícias sobre coronavirus em Curitiba?

Outras notas