Uma pandemia à solta

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Enquanto isso, em Curitiba, os casos de COVID-19 não param de aumentar — como mostramos diariamente em nosso Monitor COVID-19 Curitiba. Esse era o cenário nesta segunda (22):

  • Passamos dos 3.000 casos confirmados;
  • 423 casos suspeitos;
  • 114 mortes.

📈 Para se ter uma ideia da gravidade, vale a gente olhar para o número de casos ativos na cidade — ou seja, curitibanos que podem transmitir o vírus para outros moradores. Na semana passada, eram 462. Hoje são 1.135 (os índices nunca foram tão altos).

Coincidentemente ou não, a escalada do número de casos ativos começou exatamente duas semanas depois da reabertura dos shoppings na capital. (Tribuna do Paraná)

Uma observação rápida sobre os bairros

Você deve ter notado que há duas semanas não falamos sobre o número de casos por bairro na cidade. O motivo é simples: a prefeitura parou de divulgar essas informações, detalhando apenas os casos por regionais. 

Chegamos até a pedir os dados via Lei de Acesso à Informação, mas a resposta levou 15 dias para chegar e, obviamente, veio com números desatualizados. Mas os últimos dados disponíveis, como sempre, estão lá no nosso Monitor COVID-19 Curitiba.

Mais da pandemia: 😷

  • Por que os leitos de enfermaria contra o COVID em Curitiba estão vazios e as UTIs, lotadas? Esta reportagem explica: os curitibanos com sintomas da doença estão demorando a buscar atendimento médico. (Gazeta do Povo)
  • Se você ainda não baixou, o aplicativo Saúde Já Curitiba agora exibe alertas sobre casos confirmados de COVID próximos a você. (Prefeitura de Curitiba)
  • Mais um teste rápido para detecção do vírus: desenvolvido pelo professor Luciano Huergo, da UFPR, consegue apresentar resultados em até 15 minutos a um custo de R$ 10. (Correio do Litoral)
  • Pode abraçar durante a pandemia? Este lar de idosos criou uma alternativa para promover o contato entre familiares e residentes da casa: um túnel do abraço. (Bem Paraná)

Quer receber mais notícias sobre coronavirus em Curitiba?

Outras notas