Um mapa para chamar de nosso

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Talvez você não saiba, mas um dos pilares d’O Expresso, presente desde a nossa origem (lá em 2018), sempre foi “valorizar produtos, serviços e a cultura local”.

A pandemia chegou e Curitiba foi agraciada com uma série de iniciativas que buscam divulgar pequenos comércios e fortalecer a economia local. Mas ainda assim sentíamos falta de uma plataforma que pudesse, literalmente, mapear esses negócios locais e conectá-los com quem estivesse a fim de ajudar.

📢 É com muita alegria, então, que lançamos hoje O Expresso Conecta: um mapa de negócios locais em que você pode pesquisar estabelecimentos por bairro e categoria — algo especialmente valioso em tempos de pandemia, distanciamento social e produtos entregues em casa.

A base de dados inicial é do projeto Fortalece.CWB (já falamos deles aqui), mas a ideia é ampliar o mapeamento com a sua ajuda: compartilhe o projeto com pequenos produtores, comerciantes e empreendedores da cidade que queiram aparecer no nosso mapa.


Para acessar, é só clicar aqui ou digitar exp.re/conecta.

Um agradecimento especial ao John Trigueiro (que ajudou muito no mapeamento dos dados) e para a equipe do Blue-Lab da RedHook, que ajudou a pensar na identidade visual e no nome do nosso mapa: Marcos Quinhoneiro Jr., Valdemar Biondo Junior, Nathalia Raio e Kamila Fagundes.

Falando nisso

  • O Ippuc está tocando um estudo sobre como os centros de bairro podem impulsionar a economia de Curitiba em tempos de coronavírus. A ideia do órgão é identificar as principais vias de concentração de comércio e serviços pela cidade e realizar intervenções urbanas — implantando calçadões, por exemplo, que garantam o distanciamento social e fomentem a economia local. Algumas das vias em destaque: av. João Gualberto (Matriz), av. Manoel Ribas (Santa Felicidade), av. Brasília (Pinheirinho), av. República Argentina (Portão), rua Bley Zorning (Boqueirão) e rua Izaac Ferreira da Cruz (Bairro Novo). (Prefeitura de Curitiba)
  • Pra finalizar, esta reportagem conta como a pandemia estimulou a criação de serviços de entrega em pequenos comércios e restaurantes de Curitiba, e aborda também as dificuldades de conseguir faturamento nesses tempos bicudos. (Gazeta do Povo)

Quer receber mais notícias sobre comércio local de Curitiba?

Outras notas