Pra terminar: em bom curitibanês

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Ele me pediu para explicar o que era sujeito, adjetivo, verbo, predicado, ou seja, o programa de um semestre inteiro. Eu perguntei para quando ele precisava saber de tudo aquilo e ele me disse: ‘Para amanhã’. Claro que não foi possível, mas ainda fiquei uma hora no telefone para explicar o básico.”

A frase de hoje é de um dos causos que o Telegramática, serviço curitibano que tira dúvidas sobre a Língua Portuguesa, coleciona. O consultor José Francisco Coelho contou aqui a história de um aluno que ligou para tirar dúvidas para uma prova (Gazeta do Povo). 

Criado a partir de uma parceria entre Prefeitura e Telepar, o serviço completou 35 anos de existência neste ano. A soma de atendimentos realizados pelo Telegramática passa de 1,5 milhão. Apesar do nome, porém, atualmente também é possível realizar consultas pelo site. (Prefeitura de Curitiba)Ah! E pra quem tiver interesse, a Prefeitura também mantém um Manual de Comunicação Escrita Oficial que, além de criar padrões para documentos da administração pública municipal, dedica algumas páginas às dúvidas mais frequentes da nossa língua. Uso dos “porquês”, hífen, crase e concordância são alguns dos temas abordados a partir da página 60.

Quer receber mais notícias sobre personagens de Curitiba?

Outras notas