Nossa rotina semanal de atualização sobre os casos de coronavírus em Curitiba continua. Lá no Monitor COVID-19 Curitiba você acompanha os dados que consolidamos diariamente, desde o início das confirmações do vírus na nossa cidade.
Os números até o momento:
- 759 casos confirmados
- 29 mortes
- 263 casos suspeitos
Numa comparação rápida com a semana passada, temos mais 90 casos confirmados.
📈Mas é sobre os casos suspeitos que precisamos trocar uma ideia na edição de hoje, já que os números vêm atingindo níveis não vistos há mais de um mês. Sim. A última vez que os casos suspeitos passaram de 200 foi no dia 3 de abril.
Desde então até o início de maio, os casos suspeitos não haviam passado, na maior parte do período, de 150. Na última quarta-feira, porém, eles voltaram a crescer a patamares acima de 200, atingindo um pico de 263 nesta terça.
No gráfico acima (também disponível aqui), consolidamos todos os registros de casos suspeitos desde o dia 2 de março. As colunas amarelas são os picos do final de março e começo de abril – e as vermelhas são os dados mais recentes, dos últimos 7 dias.
Os motivos para este aumento podem ser os mais variados. Desde o abandono do isolamento por parte dos curitibanos até a mudança no clima. (Plural)“Com a queda [da temperatura] e com a mudança do clima, os quadros respiratórios aumentam as internações, ficam mais graves. Nem todos são COVID, mas são internados como síndromes agudas respiratórias graves que estão em investigação“, afirmou a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, no boletim desta segunda (11).
Curtas sobre o coronavírus:
- Falando em afrouxamento do isolamento social, os radares da Setran registraram aumento do número de veículos nas ruas da cidade. Comparando a primeira semana de abril com a última, o tráfego cresceu 17,3% – com 2.3 milhões de carros rodando no dia 28 de abril (BandNews FM).
- Quando o assunto é clima interferindo na transmissão da COVID-19, vale dar uma olhada no estudo que UFPR e UEPG publicaram (UFPR). “Ficou evidente que há uma combinação entre a temperatura e a umidade relativa do ar que mais favorece a disseminação da doença”.
- Aliás, a UFPR se pronunciou na semana passada a respeito do vestibular da instituição – com inscrições previstas para agosto. Ainda há dúvidas sobre a realização do processo seletivo (Gazeta do Povo).
- Falando em pesquisas, o Hospital Pequeno Príncipe passou a integrar a “Covid Human Genetic Effort”, grupo de pesquisadores do mundo todo com foco no combate ao coronavírus (Gazeta do Povo).
- As campanhas para incentivar a compra em empreendimentos locais continuam. Aqui em Curitiba, 37 outdoors foram colocados à disposição de pequenos empresários de bairro (Curitiba Honesta). E, pra quem ainda não viu, o Instagram lançou um novo “sticker” para apoiar negócios locais (TechTudo).