Mais sobre Coronavírus em Curitiba

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Seguimos acompanhando os casos de COVID-19 na nossa cidade. Boletim desta terça, da Prefeitura Municipal, apresentou novos números de casos e mortes – e todos os dados estão atualizados lá no nosso Monitor COVID-19 Curitiba.

Até agora, os números:

  • 658 casos confirmados
  • 26 mortes
  • 135 casos suspeitos


Dados alarmantes

A semana que passou, aliás, foi impactante. Curitiba registrou recorde no número de mortes em 24h e um aumento expressivo no número de casos confirmados (BandNews FM). Desde a nossa última edição até agora, por exemplo, passamos de 17 para 26 óbitos pela COVID-19 na capital.

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, na última quinta (30), a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak, alertou para um possível colapso no sistema de saúde caso os índices da doença aumentem na mesma proporção da semana passada (CBN Curitiba). E faz um apelo para a população ficar em casa e respeitar os pedidos de isolamento e distanciamento social.

E sobre a eficácia ou não do isolamento social, vale referenciar o estudo da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus da UFPR que defende as medidas adotadas pela Prefeitura como essenciais para o controle da disseminação da doença (Tribuna do PR).


Curtas sobre coronavírus

  • As aulas na rede municipal foram suspensas até o dia 2 de julho, para a continuidade do controle de contágio na cidade (BandaB). UFPR também oficializou a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado (CBN Curitiba).
  • A Prefeitura começou a incluir os chamados “testes rápidos”, além dos exames moleculares, para contabilizar os casos de COVID-19 em Curitiba. Para evitar falsos positivos, porém, indica-se a utilização do método rápido apenas a partir do décimo dia de infecção (Gazeta do Povo).
  • Ainda sobre testes: as farmácias da cidade também estão aplicando os testes rápidos, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para quem apresentar sintomas por mais de 5 dias (Bem Paraná). 
  • 23 pacientes com COVID-19 e internados em UTI’s de Curitiba estão recebendo tratamento com hidroxicloroquina. É o primeiro estudo próprio no Paraná para atestar a eficácia deste medicamento (CBN Curitiba).
  • Coronavírus também está mudando a rotina de maternidades. Dá uma lida nesta reportagem que fala sobre o descumprimento da Lei de Acompanhamento nos partos em alguns hospitais da cidade (Plural).
  • E pra fechar, um vídeo especial que fala sobre a “pneumonia silenciosa” e a dificuldade em diagnosticar casos de COVID-19 (BBC).

Quer receber mais notícias sobre coronavirus em Curitiba?

Outras notas