Uma boa notícia sobre o coronavírus, para aliviar um pouco a semana: a Hi Technologies, uma startup aqui de Curitiba, deve oferecer em meados de abril um teste rápido para diagnóstico do coronavírus.
💉 O teste vai estar disponível em algumas farmácias da cidade, ao custo de R$ 130.
O resultado, segundo a empresa, sai em até 15 minutos. O paciente insere uma pequena amostra do seu sangue na máquina do Hilab, coletada na pontinha do dedo, ainda na farmácia. O aparelho se comunica com o laboratório da Hi, em Curitiba, que faz a análise e envia o resultado via SMS ou e-mail. (Plural)
“O diagnóstico rápido é essencial para que a pessoa e os familiares sejam informados sobre a doença e possam entrar em isolamento o mais rapidamente possível, evitando a disseminação do vírus”, disse Marcus Figueiredo, CEO e cofundador da Hi Technologies, em entrevista ao LABS.
Antes que role uma corrida às farmácias: o teste é indicado apenas para casos em que o paciente já apresente sintomas do coronavírus há pelo menos três dias. É que o que a maquininha identifica é um anticorpo produzido pelo paciente, e não o vírus em si.
E mais algumas boas notícias em meio à pandemia: 🙂
- Poluição do ar diminui em Curitiba após a quarentena. (Bem Paraná)
- Psicólogos atendem por telefone, de graça, pessoas com medo ou ansiedade por causa da epidemia da COVID-19 em Curitiba. (G1 Paraná)
- Restaurante de Curitiba doa pizzas para plantonistas do HC. (BandNews Curitiba)
- Cachaçaria de Morretes produz álcool 70% para doação. (BandNews Curitiba)