Coronavírus em Curitiba: últimas atualizações

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Da semana passada pra cá, rolou uma reviravolta na situação do coronavírus em Curitiba: os primeiros casos da doença na cidade foram confirmados, e muitas instituições, escolas e empresas já começaram a adotar medidas de precaução — como suspensão de atividades, isolamento domiciliar, trabalho remoto, cancelamento de reuniões e viagens.

Ou seja: devemos ter algumas semanas de quarentena à vista. Por aqui, nós, editores d’O Expresso, estamos em home office até o final do mês. E foi daqui de casa que colhemos este balanço da situação do Covid-19 em Curitiba:

😷 Quantos casos? Por enquanto, há sete casos confirmados da doença na cidade, todos importados (ou seja, de pessoas que tiveram contato com o vírus em outros países ou estados). Isso indica que ainda não há circulação local do coronavírus na cidade — e também que ainda há tempo, adotadas as medidas necessárias, de frear o avanço da doença por aqui. Todos os pacientes tiveram sintomas leves, passam bem e estão em isolamento domiciliar voluntário. Outros 43 casos estão sob investigação. (Prefeitura de Curitiba)

🎒 As aulas vão parar? Em alguns casos, sim. A UFPR e a UTFPR foram as primeiras a anunciar a medida, neste fim de semana, e outras faculdades as seguiram. Escolas públicas municipais vão parar a partir do dia 23 (segunda), e as escolas e universidades públicas estaduais, a partir do dia 20 (sexta). O governo do Paraná recomenda que as escolas particulares também suspendam as aulas a partir desta sexta, por tempo indeterminado.

🤝 Devo suspender eventos? A recomendação da prefeitura e do governo do Paraná (pelo menos até agora) é que eventos com mais de 50 pessoas sejam adiados ou cancelados.

💼 E as empresas? Muitas estão adotando o home office, inclusive repartições públicas. Grupos de risco, como idosos, doentes crônicos e gestantes, estão sendo afastados de suas funções. (Governo do Paraná)

🚌 Quem pega ônibus, faz o quê? Garanta que as janelas estejam abertas e capriche na higienização de mãos. A Prefeitura de Curitiba e a Comec já informaram que vão reforçar as medidas de limpeza dos veículos e oferecer álcool em gel nos terminais. Gestantes e idosos foram orientados a evitar os veículos, se possível, pelas próximas duas semanas. 

🛑 As orientações de prevenção ao coronavírus, vale lembrar, continuam as mesmas de sempre: lavar bem as mãos, cobrir boca e nariz quando espirrar, manter ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal etc. etc.

  • Uma curiosidade: uma parte do kit diagnóstico do novo coronavírus usado no Brasil é produzida aqui em Curitiba, pelo IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná).
  • Um serviço: a prefeitura colocou em operação um telefone tira-dúvidas do coronavírus em Curitiba. É o (41) 3350-9000, que funciona todos os dias, das 8h às 23h.

Quer receber mais notícias sobre coronavírus em Curitiba?

Outras notas