Mais ônibus com tarifa reduzida

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A partir de hoje, mais cinco linhas de ônibus de Curitiba terão a tarifa reduzida de R$ 3,50 fora do horário de pico (até agora, são 11 linhas beneficiadas com a medida). São elas:

Vila Sandra (que vai do centro ao Campo Comprido);
Lindóia (que sai do Rebouças em direção à Vila Guaíra e Lindóia);
Dom Ático (que percorre os bairros Lindóia e Fanny);
Novo Mundo (que vai do centro até o… Novo Mundo); e
São Braz (que segue pelos lados de Santa Felicidade).

🚌 Todas elas usam aqueles ônibus amarelos, que normalmente levam passageiros do centro aos bairros. A prefeitura estima que 31 mil pessoas embarquem nessas cinco linhas todos os dias. É quase o dobro de passageiros em comparação com a primeira leva dos ônibus beneficiados com a medida, lá em outubro. (O Expresso)

Para recapitular, são essas as outras linhas com a tarifa reduzida:

Solar (que vai do Cabral ao Tingui);
São João (que percorre Cabral, Bacacheri e Tingui);
Tingui (que vai do Ahú ao Santa Cândida);
Ahú – Los Angeles (que atravessa a cidade, ligando o Ahú à Vila Isabel);
Santa Bárbara (que vai do centro até o Uberaba); e
São Bernardo (que sai do centro em direção a Santa Felicidade).

🕛 A redução de R$ 1 no preço do busão vale apenas das 9h às 11h e das 14h às 16h. E só para quem usa o cartão-transporte.

Por quê? O objetivo da prefeitura e das empresas de ônibus é melhorar a gestão da frota e aumentar a atratividade do ônibus, que tem perdido passageiros ano a ano com a concorrência dos aplicativos de transporte. A prefeitura promete ampliar a medida para 17 linhas — pouco mais de 5% do total de 300 em toda a cidade. (Plural)

Mas… A medida é controversa. Muita gente reclama que a redução da tarifa não beneficia aqueles que realmente dependem do transporte coletivo: o trabalhador ou estudante que usa o ônibus todo dia, para ir e voltar do trabalho ou escola (normalmente no horário de pico).

Ainda sobre transporte: Curitiba também lançou nesta semana um aplicativo oficial dos táxis da cidade, com a promessa de descontos de até 40% sobre o valor do taxímetro (e, claro, de melhorar a competitividade do táxi em relação aos aplicativos). Mas o app ainda não está disponível nas lojas dos sistemas iOS e Android 😕

Quer receber mais notícias sobre transporte em Curitiba?

Outras notas