Dia desses, nos deparamos com uma lista super interessante divulgada todo mês pela Biblioteca Pública do Paraná: os dez livros mais emprestados pelos milhares de usuários que circulam pelo prédio diariamente.
Neste ano, a biblioteca registrou uma média de 10 mil empréstimos por mês. A gente d’O Expresso ficou curioso e perguntou para a BPP: quais são os livros campeões de leitura deste ano? E olha o ranking aí (de 1º de janeiro até o dia 23 deste mês):
- O poder do hábito, de Charles Duhhig
- Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki
- 1984, de George Orwell
- O poder do agora, de Eckhart Tolle
- Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling
- A revolução dos bichos, de George Orwell
- Nove noites, de Bernardo Carvalho
- O Uraguai, de Basílio da Gama
- Como eu era antes de você, de Jojo Moyes
- Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum
Trocando em miúdos: Os títulos de autoajuda, como deu pra ver, ocupam lugar de destaque — mas também chamou a nossa atenção a presença de dois clássicos de George Orwell, que aparecem quase todo mês entre os mais lidos pelos curitibanos.
- Já as três obras brasileiras deste ranking (dos escritores Bernardo Carvalho, Basílio da Gama e Milton Hatoum) integram a lista de livros do vestibular da UFPR.
Fator sazonal: no ranking mensal, que começou a ser divulgado no site da BPP em maio, deu pra ver que o pico de empréstimos até aqui foi em julho: foram 12,1 mil empréstimos. Sintoma das férias escolares, ou do friozinho que anima uma leitura no sofá, em meio às cobertas? ☕
Ler em braille: Não é o caso do ranking anual, mas livros em braille aparecem frequentemente entre os mais emprestados do mês. Em outubro, por exemplo, a obra em braille “Harry Potter e a Ordem da Fênix” ficou em segundo lugar geral.
- Vale lembrar que a Biblioteca Pública acabou de reinaugurar a seção braille, ampliando o espaço e aumentando a distância entre as estantes. Lá, cerca de 130 empréstimos são realizados todo mês.
🗣 A dica desta história partiu da nossa leitora Carolina Cattani. Mande a sua também: é só escrever para oi@oexpresso.curitiba.br, ou responder a este e-mail.