Algumas semanas atrás, trouxemos aqui n’O Expresso um material especial sobre as universidades de Curitiba. Agora, vamos falar da educação básica.
Pois bem: a Folha de S.Paulo colocou no ar na semana passada uma ferramenta muito prática para saber mais sobre a escola do seu filho, do seu sobrinho, do seu bairro ou da sua infância. São dados e indicadores de todas as 135 mil instituições de ensino públicas e particulares do país, de ensino fundamental e médio.
Como somos curitibanos, fizemos um recorte nas 506 escolas aqui da nossa cidade (168 privadas e 338 públicas).
Qual o destaque? A ferramenta oferece um monte de indicadores, que incluem infraestrutura e ensino de idiomas. Mas o que a gente achou mesmo interessante foram dados como taxa de aprovação, taxa de reprovação, docentes com curso superior e média horas/aula.
Demos uma olhada rápida e trouxemos algumas comparações sobre o nível de educação básica e fundamental aqui de Curitiba. Olha que bacana:
🎓 A proporção de docentes com diploma universitário é maior na rede pública do que na privada: no Ensino Fundamental, 80% dos professores são graduados nas escolas públicas, contra 56,3% nas instituições particulares. No Ensino Médio, a diferença é menor, mas as escolas públicas da cidade também estão à frente (99,6% vs. 94,6%).
👨 A maior taxa de distorção idade/série de Curitiba está nas escolas públicas de Ensino Médio: 23,1% — muito, muito maior do que nas instituições particulares (4,7%) e no Ensino Fundamental (8,8% nas escolas públicas e 2,3% nas privadas).
🏃 Não por acaso, a taxa de abandono também é recorde no Ensino Médio público da capital: 5,3% (nos outros segmentos, chega a no máximo 0,7%). A taxa de reprovação é de 14,2% (contra 3,3% na rede privada).
📒 No Ensino Fundamental, os alunos das escolas de Curitiba têm praticamente o mesmo tempo de horas/aula, independentemente de estudarem na rede pública ou privada: em torno de 4,7 horas/aula por dia. A taxa de aprovação também é semelhante: 98% na rede privada e 93% na rede pública.
🏫 Já os alunos de Ensino Médio ficam mais em sala de aula na rede particular do que na pública: a média das escolas privadas de Curitiba é de 5,2 horas/aula por dia, contra 4,6 na rede pública.
Veja um resumo dos dados completos no nosso site. LINK PARA SITE A ferramenta completa da Folha pode ser acessada aqui.
Em tempo: o setor de Educação anda numa briga de foice em Curitiba. No início do mês, o Positivo comprou o Expoente, que tinha duas escolas em Curitiba, por R$ 58,3 milhões. Isso sem falar em outras ampliações e aquisições recentes, como a do tradicional colégio Anjo da Guarda, que foi vendido ao Grupo Marista. (Plural)
Indicadores da rede privada de Ensino Fundamental em Curitiba:
- Média de alunos por turma: 22,5
- Taxa distorção idade/série: 2,3%
- Média horas/aula diárias: 4,7
- Docentes com curso superior: 56,3%
- Taxa de aprovação: 98,3%
- Taxa de reprovação: 1,7%
- Taxa de abandono: 0%
Indicadores da rede pública de Ensino Fundamental em Curitiba:
- Média de alunos por turma: 29
- Taxa distorção idade/série: 8,8%
- Média horas/aula diárias: 4,6
- Docentes com curso superior: 80,8%
- Taxa de aprovação: 93%
- Taxa de reprovação: 6,3%
- Taxa de abandono: 0,7%
Indicadores da rede privada de Ensino Médio em Curitiba:
- Média de alunos por turma: 38,4
- Taxa distorção idade/série: 4,7%
- Média horas/aula diárias: 5,2
- Docentes com curso superior: 94,6%
- Taxa de aprovação: 96,6%
- Taxa de reprovação: 3,3%
- Taxa de abandono: 0,1%
Indicadores da rede pública de Ensino Médio em Curitiba:
- Média de alunos por turma: 32
- Taxa distorção idade/série: 23,1%
- Média horas/aula diárias: 4,4
- Docentes com curso superior: 99,6%
- Taxa de aprovação: 80,5%
- Taxa de reprovação: 14,2%
- Taxa de abandono: 5,3%