A gente já falou aqui n’O Expresso sobre os estudantes curitibanos endividados com o Fies — aqueles que se formaram e não conseguiram quitar o empréstimo com o governo federal. Esses egressos têm uma dívida média de R$ 22 mil, num total de R$ 96 milhões!
Agora, o pessoal do Fiquem Sabendo divulgou uma nova tabela, dessa vez com as universidades que concentram o maior número de contratos inadimplentes.
A gente analisou os dados das universidades de Curitiba. Essas são as campeãs:
1. PUCPR
2. Universidade Positivo
3. UniBrasil
4. Unicuritiba
5. Universidade Tuiuti do Paraná
6. FAE Centro Universitário
7. Unifacear
8. Uniandrade
Nota metodológica: a nova tabela divulgada pelo MEC, e obtida pelo Fiquem Sabendo (uma agência de dados independente e especializada na Lei de Acesso à Informação), não detalha de quais cidades são os contratos inadimplentes por universidade.
- Daí, a gente fez um filtro ‘na unha’, selecionando as principais instituições que têm sede em Curitiba. Mas, dentro delas, também pode haver contratos de estudantes de outras cidades do Paraná, como no caso da PUCPR, por exemplo (que tem vários campi pelo estado).
E eu com isso? O número de contratos inadimplentes do Fies — que, vale lembrar, só começa a ser pago depois da formatura — é um indicativo do grau de desemprego ou subemprego dos nossos graduados. Mesmo com diploma, eles nem sempre conseguem colocação no mercado para dar conta da dívida estudantil.
Os dados completos do Fiquem Sabendo estão aqui.