Uma nova sugestão de projeto de lei começa a ser desenhada por aqui. Nessa semana a Câmara enviou à Prefeitura uma ideia de proposta que abate o IPTU de livrarias na capital.
A ideia é criar um movimento de valorização dos livros e de fôlego ao ramo que cada vez mais perde espaço no país. Matéria no Estadão dessa semana mostra um pouco da situação de duas gigantes brasileiras.
Quantas livrarias em Curitiba?
No texto de justificativa da sugestão do projeto de lei, o vereador Bruno Pesutti apresenta um levantamento do número de livrarias por aqui.
São 30, de acordo com a Associação Nacional de Livrarias.
Uma ideia de R$ gastos com IPTU
Outro argumento do texto é o valor gasto com IPTU com uma das mais famosas livrarias aqui de Curitiba: a Livrarias Curitiba.
São 10 filiais e um desembolso próximo a R$ 340 mil por ano para o pagamento do imposto.
Apesar do tamanho da empresa ser uma exceção se comparando com a maior parte daquelas que existem por aqui, já dá para ter uma ideia do que significa.
—
Para aprofundar: o número da proposta (ou “sugestão em ato administrativo”, conforme termos da própria Câmara”) é 201.00092.2018. Caso você queira mais detalhes, pode entrar no sistema da Câmara e digitar o código.