Um novo espaço para o cinema universitário

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

No começo da semana a gente comentou sobre a 2ª edição do Metrô: festival de cinema universitário que acontece desde quarta (21) e segue até domingo.

Para a edição de hoje, O Expresso traz uma breve entrevista com Christopher Faust, um dos organizadores do evento.

Christopher explicou um pouco sobre a origem e os objetivos do festival.

Christopher Faust: Nós fazemos parte da produtora O Quadro, que é realizadora do Festival, e sempre gostamos de promover Cineclubes e programar o cinema também, além de produzir filmes. Percebemos que o nicho de festival universitário aqui em Curitiba estava sem espaço e a gente acha que isso é muito importante para a formação de novos realizadores aqui. Na década passada existia o Putz que teve sete edições e foi onde a gente como realizador começou a exibir filmes. O Metrô vem um pouco a partir dessas percepções.

A proposta é justamente fomentar a produção de filmes universitários aqui em Curitiba e abrir espaço para exibir este estilo que muitas vezes não atende padrões de festivais maiores.

Christopher Faust: Esse cinema universitário que é um pouco mais livre, fora dos modelos mais tradicionais de produção às vezes não encontra espaço nos festivais que existem aqui, como o Olhar de Cinema, por exemplo. A ideia principal é incentivar os novos realizadores daqui. E eu acho que o público está começando a entender isso. Fazendo filmes já pensando no festival.

Apesar de ser um festival baseado em Curitiba, o Metrô acaba atingindo um nível nacional. A integração de Curitiba com outras cidades e estados do país também é algo a se observar.

Christopher Faust: Esse ano foi muito bom porque a gente conseguiu viabilizar a vinda de diversos realizadores para cá. Temos mais de 30 realizadores confirmados de vários estados. Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo. Essa troca de ideias e todas as atividades de debates que a gente estruturou, é essencial para o festival acontecer.

O Metrô vai até domingo e você pode conferir a programação completa das exibições no site do festival.

Outras notas