🚌 ⚠ 900 casos de violência em ônibus de Curitiba só em 2018

Olá!
Hoje é dia 12 de 
outubro, feriado nacional.

O Expresso passa por 3 pontos de notícias de Curitiba e mais uma lista de coisas pra fazer na cidade.

1. Seguro para veículos estacionados com Estar

Segue em tramitação na Câmara de Curitiba o projeto (005.00355.2017) que prevê a contratação, pela URBS, de um seguro para cobrir eventuais danos em veículos estacionados em locais de Estar.

Depois de alguns “vai e volta” na Comissão de Constituição e Justiça da casa, a proposta recebeu ajustes e recebeu parecer favorável para seguir em frente.

Antes de ir ao plenário para votação a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização ainda precisa analisar os detalhes.

Continuidade

Um dos motivos de o projeto de lei ter seguido em frente foi a retirada da palavra “obrigatoriedade” do texto original. Ou seja: se aprovada, a contratação do seguro pela URBS não é obrigatória.



Para aprofundar: uma breve explicação dos trâmites até agora.

2. 900 casos de violência em ônibus da cidade

Este é o levantamento feito pelo Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) somente em 2018 aqui em Curitiba.

Dentro das 900 ocorrências estão assaltos e arrastões. Só nesta semana que passou foram dois novos casos: no dia 9 uma pessoa foi baleada em um arrastão na linha Curitiba – Jardim Ipê, e no dia 11 um passageiro foi ferido no rosto com uma faca em outro arrastão registrado na linha Interbairros VI.

Falta de boletim de ocorrência

Mas não é só a quantidade de ocorrências que chama a atenção: a falta de registros oficiais dos casos também é um problema. De acordo com o sindicato apenas uma pequena parcela desses atos é registrada em boletins de ocorrência.

De 223 arrastões registrados pelo Sindimoc (já contando o caso do dia 9), apenas 74 receberam boletim de ocorrência. Com o arrastão desta quinta são 224 arrastões contabilizados pela instituição.

Se você quiser, o Sindimoc tem uma página específica para você denunciar assaltos e arrastões em ônibus de Curitiba. É só clicar aqui. Mesmo assim, não deixe de registrar o boletim de ocorrência.



Para aprofundar: aqui tem a nota oficial do Sindimoc publicada na quarta, dia 10, antes do arrastão registrado na quinta (11).

Para aprofundar 2: aqui tem informações sobre o arrastão desta quinta, que deixou uma pessoa ferida no rosto.

3. Ainda sobre ônibus

Notícia boa agora: segue para aprovação do plenário a proposta de lei que regulamenta o transporte de animais domésticos em ônibus de Curitiba.

Atualmente não há qualquer menção na legislação sobre a autorização ou não autorização do transporte. A proposta que segue para discussão na Câmara seria o primeiro passo para ajustar isso.

Seguimos acompanhando o caso por aqui. Ainda tem muita coisa a ser discutida como, por exemplo, quais portes de animais serão permitidos, a exigência de carteira de vacinação em dia, a responsabilidade de qualquer dano causado pelo animal e até mesmo a possibilidade de uma tarifa extra para quem quer transportar o pet.



Para aprofundar: mais detalhes sobre o projeto aqui.

4. O que fazer em Curitiba?

Sexta (12/10)
 

Sábado (13/10)
 


Domingo (14/10)
 

Quer enviar alguma crítica ou sugestão? Escreva para a gente no oi@oexpresso.curitiba.br.

Bom final de semana!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2018 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS