🦇⚠ Atenção com os morcegos por aí

Bom dia!
Hoje é segunda, 24 de 
setembro de 2018.

O Expresso de hoje passa por 4 pontos de notícias de Curitiba.


Calor!
A máxima prevista para hoje é de 31º

1. Prestação de contas da cidade

Passando para lembrar que nesta terça (25) e quarta (26) a Câmara realizará as audiências públicas para prestação de contas, referente ao segundo quadrimestre de 2018.

A audiência pública é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na terça (25) a audiência é para a prestação de contas geral, da Secretaria Municipal de Finanças. Na quarta (26) o foco é no Sistema Único de Saúde da Capital.



Para aprofundar: um pequeno resumo das últimas audiências de prestação de contas e outras informações.

2. Raiva em Curitiba

Vale ficar atento: desde a semana passada a Secretaria Municipal de Saúde pede cautela com possíveis contatos com morcegos na capital. Ao se deparar com um, é bom ficar na sua e chamar o 156.

O motivo? Dos 199 morcegos enviados para análise desde o início de 2018, seis apresentaram a doença (3%). A taxa ainda é menor se comparada com o ano passado (4,4% – 226 animais, 10 positivos).

Apesar de os números não representarem surto ou aumento de casos, eles mostram que a doença ainda continua por aí.

Sem casos recentes

Curitiba não registra casos de raivas desde, pelo menos 2010 (em felinos). Em caninos, desde 1981 e, em humanos, desde 1975. No Paraná, o último caso de raiva humana foi em 87.

Falta de vacina

Além do não contato com morcegos, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da Secretaria pede que os pets estejam com a vacinação antirrábica em dia. Ela deve ser aplicada anualmente.

Deve-se ainda reforçar que há casos de falta de vacina em todo o Brasil, o que tem sido recorrente desde, pelo menos, 2016. Por isso as recomendações de atenção à doença e ao contato com morcegos.

A Secretaria Municipal de Saúde aconselha os donos de cães e gatos a procurarem as clínicas particulares ou levarem os animais para vacinação na Unidade de Vigiliancia em Zoonoses (Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.



Para aprofundar: em junho um homem de 24 anos morreu em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, após contrair a raiva em São Paulo.

Para aprofundar 2: faltas de vacina antirrábica no RJ (em fevereiro deste ano), em Maringá (em dezembro de 2017), e uma outra reportagem que aborda o problema nacionalmente (em 2016).

3. Além dos presidenciáveis

Não tem como não divulgar esta iniciativa super legal da Casa 102.

Nesta segunda, às 19h30, tem um bate-papo com 5 candidatos paranaenses que tentam uma vaga para representar o Paraná na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara dos Deputados em Brasília.

Representantes que, no final das contas, terão influência direta em Curitiba também.

Aqui o convite diretamente da Casa 102: “O debate político vai além da polarizada esfera presidencial! O Paraná tem 30 deputados federais e 54 deputados estaduais. Novas figuras vêm aí? Que perfil de representantes e que temas queremos ver na Assembleia e na Câmara Federal?”.

Então, repetindo:

É nesta segunda, das 19h30 às 21h30, na Casa 102 (Alameda Júlia da Costa, 102). É só chegar. Aqui tem o link para o evento no Facebook.

4. Contadores de histórias

Mais um evento incrível da nossa Biblioteca Pública do Paraná: o VI Encontro Internacional de Contadores de Histórias.

Acontece nesta semana, do dia 27 a 29 de setembro, e vai contar com uma série de oficinas e bate-papos sobre a atividade, com gente de diferentes países (Argentina, Bolívia e Peru estão entre eles).

Informações e programação aqui.

 

Tem alguma sugestão de notícia ou história para O Expresso?

Não esqueça de indicar este boletim para quem você conhece!

Qualquer coisa é só escrever para oi@oexpresso.curitiba.br.


Boa semana!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2018 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS