😍 #CuritibaSuaLinda?

Oi, bom dia!

O Expresso passa por 2 pontos de notícias de Curitiba e mais uma lista de coisas pra fazer na cidade.


Primavera chegando e o frio indo embora?
Hoje a máxima é de 23º. Na próxima semana chegamos a 31º!

1. #CuritibaSuaLinda?

Uma nova rede de lojas com produtos de Curitiba começa a ganhar terreno aqui na cidade: é a #CuritibaSuaLinda.

O prefeito Rafael Greca inaugurou a primeira (que fica ali no Palacete Wolf – no Largo da Ordem) nesta semana. A principal responsável pela idealização das lojas e curadoria dos produtos a serem vendidos é a primeira-dama Margarita.

Adeus Capivaras

#CuritibaSuaLinda parece começar a substituir a rede Leve Curitiba, que fez bastante sucesso com os produtos da Capivara – mascote criado pela gestão anterior.

Hoje a Leve Curitiba está com todas as lojas de ruas e parques fechadas e só funciona na sede do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, entidade até então responsável pela gestão das lojas e beneficiária da arrecadação dos recursos proveniente das vendas dos produtos.

O buraco é mais embaixo

O IPCC, para quem não lembra, sofreu grande revés desde a entrada do Greca na administração. O prefeito, logo que assumiu, realizou um grande reajuste fiscal e o contrato com o instituto foi um dos atingidos, que era responsável por ações de serviço social na cidade e, também, pela gestão da reciclagem do lixo por cooperativas na capital e região metropolitana.

Sem contrato, o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba teve que encerrar a maior parte das atividades em junho de 2017, com uma dívida de mais de 25 milhões de reais. Em carta publicada na época pela entidade a informação era de que 1,3 mil funcionários seriam demitidos: mais de 900 deles eram responsáveis por atendimento de saúde na cidade.

Greca afirmava ter motivos para o reajuste. Segundo ele, a cidade teria que ser desligada aos poucos caso medidas mais assertivas não fossem tomadas. Aqui tem uma matéria que explica os motivos do prefeito em romper os contratos e os efeitos na saúde e na reciclagem de lixo de Curitiba.

Em tempo, vale ressaltar: #CuritibaSuaLinda será administrada pela URBS.



Para aprofundar: polêmicas à parte, #CuritibaSuaLinda traz uma missão interessante e continua a valorizar artesãos curitibanos. Aqui tem todas as informações, direto da Prefeitura, sobre a inauguração da loja e horários de funcionamento.

Fechando as portas: aqui uma reportagem na época em que o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba anunciou o encerramento das atividades.

Desocupação das lojas: aqui tem outra reportagem que fala sobre a desocupação das lojas Leve Curitiba pelo IPCC.

Ironicamente: em março de 2017 a Câmara de Curitiba prestou homenagem à primeira-dama, Margarita Sansone, pela criação da FAS e do IPCC (durante a primeira gestão do Greca – de 93 a 97). Foi ela, inclusive, a responsável por implantar a rede Leve Curitiba.

Para aprofundar 2: vale ler esta reflexão do jornalista Celso Nascimento, publicada no final do ano passado. 

2. Festival de Carne de Onça

Já que hoje é sexta, nada mais justo do que falar de petiscos de boteco.

Curiti.bar fez um ótimo levantamento sobre os bares participantes do 3º Festival de Carne de Onça de Curitiba – que vai até o dia 30 de setembro.

São 34 estabelecimentos servindo o prato que é típico da nossa Curitiba boêmia. Se quiser dar um confere é só clicar aqui.

3. O que fazer em Curitiba?

Sexta (21/09)
 

Sábado (22/09)
 


Domingo (23/09)
 

Tem alguma sugestão de notícia ou história para O Expresso?

Alguma dúvida sobre serviços públicos? Algum evento legal que valorize a cultura local?

Não deixe de escrever para a gente no oi@oexpresso.curitiba.br.


Bom final de semana!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2018 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS