⛲ O que os pontos turísticos dizem sobre Curitiba?

Bom dia!
Hoje é sexta, 24 de 
agosto de 2018.

O Expresso de hoje passa por 3 pontos de notícias de Curitiba e mais uma lista de coisas pra fazer na cidade.


Tem chuva prevista para hoje
A temperatura chega a 22º

1. Cartão-transporte sem filas

Já falamos sobre isso no começo de agosto, mas a URBS ainda não informava a data de começo deste serviço.

Agora tá valendo!

Você pode agendar pela internet sua “consulta” para tratar de coisas sobre o seu cartão-transporte e não precisar mais enfrentar aquelas filas imprevisíveis.

O sistema de agendamentos está disponível logo na página principal do site da URBS.

Ah! Importante ressaltar que o agendamento do atendimento não vale para recargas – que você pode fazer sozinho pela internet.

2. Débito ou crédito?

Não que isso seja 100% bom, mas tá rolando uma proposta na Câmara para facilitar o pagamento de multas de trânsito.

Se a lei for aprovada, você poderá passar a pagar as multas de trânsito municipais na hora, utilizando seu cartão de débito ou crédito.

Só tem que ver como que ficam as taxas das operadoras de cartão que, com quase toda a certeza, serão (obviamente) acrescidas no valor final da multa.
 

Para aprofundar: neste texto aqui tem uma explicação, logo nos primeiros parágrafos, do projeto que deve ir para votação em breve.
 

3. Capital europeia?

Os principais pontos turísticos de Curitiba todo mundo sabe. Aliás, todo O mundo sabe.

Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Tanguá…

O projeto Linha Preta tenta quebrar um pouco essa lógica e criou uma excursão histórica a outros pontos turísticos que estavam aqui muito antes desses que a gente vê na Wikipedia quando dá um Google em “Curitiba”.

Mas não é um simples passeio histórico. É uma homenagem e reverência à contribuição das etnias africanas na formação de Curitiba.

O Expresso conversou com a Melissa Reinehr, do Centro Cultural Humaitá (Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira), e uma das responsáveis pela idealização do Linha Preta.

Melissa: “A Linha Preta é um percurso no centro histórico de Curitiba que resgata a memória da importante participação de várias etnias africanas na fundação e desenvolvimento da nossa sociedade, mas que foram invisibilizadas por conta das políticas eugenistas do início do século passado. Naquela época, foram criados movimentos e leis que tentaram impingir uma identidade curitibana apenas europeia”.
 

Enquanto grande parte dos bosques e praças curitibanos presta homenagens aos imigrantes que chegaram na área entre os séculos XIX e XX, a Linha Preta busca ressaltar as populações negras que habitavam a região muito antes.

Melissa: “As etnias negras chegaram em Curitiba mais de 200 anos antes dos imigrantes e participaram de todos os ciclos de riqueza do nosso estado. Em Curitiba, por exemplo, o início da cidade se deu no Ciclo do Ouro, que não começa em Minas, mas no Paraná. E quem detinha as técnicas de prospecção, extração e fundição do ouro eram os africanos da costa da mina, mão de obra altamente especializada. Vale destacar que, em algumas etnias, a preponderância era de mão de obra feminina”.

A Linha Preta, então, apresenta um roteiro com diversos pontos do Centro Histórico, principalmente, que são conhecidos por muitos curitibanos e que permitem perceber a influência cultural (não europeia!) para Curitiba.

Daiana Lopes: “A gente procura, desde o princípio, valorizar essa produção que é autoral, artesanal, como forma de promover mesmo o comércio da cidade. Essa economia local. Procuramos sempre trazer alternativas para que as pessoas consumam produtos da cidade”.

Entre os pontos da Linha Preta figuram: as Ruínas de São Francisco, o próprio Largo da Ordem, a Praça Tiradentes, a Praça Santos Andrade e a Sociedade Treze de Maio.

Se tiver interesse, dá uma olhada no site do projeto Linha Preta e entre em contato. O percurso pelo Centro Histórico é feito a pé e deve ser agendado com antecedência pelo e-mail: humaitacentrocultural@gmail.com.

4. O que fazer em Curitiba?

Sexta (24/08)
 

Sábado (25/08)
 


Domingo (26/08)
 
 

Tem alguma sugestão de notícia ou história para O Expresso?

Alguma dúvida sobre serviços públicos? Algum evento legal que valorize a cultura local?

Não deixe de escrever para a gente no oi@oexpresso.curitiba.br.


Bom final de semana!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2018 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS