☕ [Entrevista] Tem café com projeto social novo na cidade

Olá! Hoje é sexta, 27 de julho de 2018.

O Expresso de hoje traz 2 pontos de notícias de Curitiba e a nossa já tradicional lista de coisas para fazer na cidade.

Mas antes, fica o aviso:


Sol tímido
a temperatura saiu de 12º logo cedo e pode chegar a 24º no meio da tarde

1. Espere ônibus em cadeiras com formato de pinhão

A ideia parece estar saindo do papel. O Prefeito fala em estudar, junto com o IPPUC, a viabilidade de colocar alguns exemplares em pontos de ônibus da cidade.

O objetivo é ir além: parques e praças também receberiam a cadeira. Na foto abaixo (da página do Prefeito) você tem uma ideia da proposta.
 

  E aí? Achou boa a ideia? Precisamos de cadeira de pinhão? Envie seu relato no oi@oexpresso.curitiba.br.

2. Novo café na cidade: oportunidade de emprego para mulheres com tornozeleiras eletrônicas

Curitiba ganhou, no dia 22/07, o Café 7 Espresso: um espaço social de trabalho para mulheres monitoradas por tornozeleiras eletrônicas. A iniciativa é do Projeto Geração Bizu, que atua com pessoas nessa situação.

Fica ali na Praça Maria Bergamin Andretta, no Água Verde.

O Expresso de hoje traz a Carolina Miranda do Amaral e Silva, coordenadora e psicóloga do Projeto Geração Bizu, para falar um pouco.

Leopoldo_Guimarães

     O começo

O projeto Geração Bizu trabalha com o desenvolvimento pessoal, social e profissional de pessoas com tornozeleira eletrônica, para que elas possam gerar renda e resignificar as histórias de vida, não voltando ao crime.

É difícil sensibilizar o empresariado para empregar essas pessoas, então precisávamos de algo que gerasse emprego a essas pessoas e ajudasse o projeto a se manter.

Chegamos à Prefeitura para pensar nesta solução que nos concedeu um módulo policial abandonado há anos, em uma parceria público-privada.

     Idealizando o café

Surgiu a ideia de fazer um café, algo simples, para aproveitar o ponto. Conhecemos o Leopoldo Guimarães, sócio da Mora Constrói, que abraçou a causa e idealizou um café gourmet, pensando em um espaço social que unisse arte urbana, sustentabilidade e diversidade.

Em um planejamento de 70 dias, a Mora Constrói e uma equipe incrível de parceiros contribuíram para a construção do espaço em 7 dias.

     Os resultados

Acreditamos que essa iniciativa impacta na diminuição do índice de reincidência, no desenvolvimento a nível psicossocial e profissional, na quebra da cultura relacionada a violência e ao crime, inserção no mercado de trabalho para gerar renda, reinserção na sociedade e na família e na sensibilização dos empresários para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

     A recepção

Temos recebido um feedback positivo e isso tem nos surpreendido. Inicialmente, com o projeto, levamos alguns “nãos” e sabemos que a sociedade é por natureza pré-conceituosa, independentemente se em Curitiba ou qualquer outra cidade. Contudo, hoje, podemos dizer que conseguimos formar uma rede de parcerias de pessoas com humanismo e muita empatia, que realmente acredita em nossa proposta e estão aptas ao empreendedorismo social.

3. O que fazer em Curitiba?

Dois avisos rápidos antes da nossa lista:
 

Sexta (27/07)

 
Sábado (28/07)
 

 
Domingo (29/07)
 
 

Tem alguma sugestão de notícia ou história para O Expresso?

Alguma dúvida sobre serviços públicos? Algum evento legal que valorize a cultura local?

Não deixe de escrever para a gente no oi@oexpresso.curitiba.br.


Nos vemos na segunda!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2018 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS