⚠ ♻ 🎥 Vídeo mostra que problema do lixo no Shopping Hauer continua

Boa tarde!
Segunda, 09 de 
julho de 2018.

O Expresso de hoje traz pontos de notícias de Curitiba.


Inverno chegando?
a temperatura hoje fica na casa dos 10º

1. Cidade ecológica?

Tá rolando um vídeo no mínimo impressionante que mostra a quantidade de lixo nas ruas do entorno do Shopping Hauer (ali no Batel), depois que a galera que frequenta os bares dali já foi embora.

O vídeo foi publicado no sábado (07/07/18). Apesar da data de publicação não dá para ter certeza se o vídeo é realmente deste final de semana (tudo indica que é).

Também não dá para generalizar, claro, mas vale repercutir para tentar conscientizar aqueles que passam por lá. Se quiser ver o vídeo na página do Curitiba Mil Grausé só clicar aqui.

 

De longa data: o problema no Shopping Hauer já vem sendo discutido há algum tempo. Em outubro do ano passado a questão já foi levantada na Câmara de Curitiba. Uma das soluções é que os próprios bares devem ficar responsáveis pela limpeza das ruas > Lixo, drogas e barulho: vereadores cobram providência de bares no Batel, da Gazeta do Povo.


De longa data 2: há quase um ano (no dia 31 de julho de 2017) a Câmara enviou uma sugestão para a Prefeitura pedindo a otimização da coleta de lixo na região. O pedido do vereador Felipe Braga Côrtes já sinalizava a “aglomeração de gente acaba resultando em muito lixo despejado nas vias públicas, o que torna a redondeza imunda, intransitável e um péssimo cartão de visita dos turistas que frequentam a região”.  O requerimento (044.09520.2017) ainda não teve retorno da prefeitura. 

2. Só falta o caldo de cana

Se você gosta de pastel vale dar uma olhada nesta relação que o portal Curitiba Cult preparou.

A lista traz uma avaliação de cinco pastelarias da cidade.

Além dessas indicações a dica aqui do O Expresso é: não deixe de ir nas feiras de ruas da cidade. Tem sempre um bom pastel com caldo de cana.

3. Para acompanhar: o viaduto do Orleans

Outra questão curitibana que parece completar aniversário agora em julho diz respeito ao novo projeto do viaduto do Orleans. A linha do tempo:

24 julho de 2017Prefeito compartilha o anteprojeto do que ele chama de “duplicação do viaduto de Orleans”.

02 de abril de 2018: Governo do Paraná e Prefeitura de Curitiba oficializam investimentos de R$ 30 milhões para a obra.

04 de julho de 2018: Governo destina R$ 1,5 milhão para elaboração do projeto do novo viaduto.

Bom lembrar que as discussões sobre a duplicação do viaduto do Orleans já acontecem desde 2010, segundo o sistema de proposições legislativas da Câmara. No dia 15 de abril de 2010 a Câmara enviou solicitação para que a Prefeitura realizasse estudos técnicos para a elaboração do projeto.

Outra data interessante: no dia 29 de abril de 2015, além da batalha do Centro Cívico, a Câmara enviava à Prefeitura a solicitação de inclusão da obra da duplicação do Orleans no orçamento de 2016, o que parece ter contribuído um pouco com o andamento do projeto.

     “Há 11 anos”

Moradora do Santo Inácio, Josiane Varela Bogus diz que ouve sobre as obras do viaduto já há 11 anos.

Em época de eleição sempre retornam esse tema, mas aparentemente nunca saiu do papel. O trânsito na região, principalmente em horários de pico, é caótico, já que o viaduto é a principal ligação entre o acesso do Campo Comprido, CIC, Campo Largo, Santa Felicidade e um dos caminhos desses locais até o Centro“.

 Também enfrenta problemas com o viaduto do Orleans? Envie seu relato:
oi@oexpresso.curitiba.br

Tem alguma sugestão de notícia ou história para O Expresso?

Alguma dúvida sobre serviços públicos? Algum evento legal que valorize a cultura local?

Não deixe de escrever para a gente no oi@oexpresso.curitiba.br.


Até sexta!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2018 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS