Outra questão curitibana que parece completar aniversário agora em julho diz respeito ao novo projeto do viaduto do Orleans. A linha do tempo:
24 julho de 2017: Prefeito compartilha o anteprojeto do que ele chama de “duplicação do viaduto de Orleans”.
02 de abril de 2018: Governo do Paraná e Prefeitura de Curitiba oficializam investimentos de R$ 30 milhões para a obra.
04 de julho de 2018: Governo destina R$ 1,5 milhão para elaboração do projeto do novo viaduto.
Bom lembrar que as discussões sobre a duplicação do viaduto do Orleans já acontecem desde 2010, segundo o sistema de proposições legislativas da Câmara. No dia 15 de abril de 2010 a Câmara enviou solicitação para que a Prefeitura realizasse estudos técnicos para a elaboração do projeto.
Outra data interessante: no dia 29 de abril de 2015, além da batalha do Centro Cívico, a Câmara enviava à Prefeitura a solicitação de inclusão da obra da duplicação do Orleans no orçamento de 2016, o que parece ter contribuído um pouco com o andamento do projeto.
“Há 11 anos”
Moradora do Santo Inácio, Josiane Varela Bogus diz que ouve sobre as obras do viaduto já há 11 anos.
“Em época de eleição sempre retornam esse tema, mas aparentemente nunca saiu do papel. O trânsito na região, principalmente em horários de pico, é caótico, já que o viaduto é a principal ligação entre o acesso do Campo Comprido, CIC, Campo Largo, Santa Felicidade e um dos caminhos desses locais até o Centro“.