🎭 Eventos, feiras e festas juninas: sugestões do que fazer em Curitiba

Bom dia!
A notícia boa é que hoje é sexta-feira, 22 de 
junho de 2018.


M
ínima de 9º | Máxima de 22º

O Expresso de hoje chega com 3 tópicos de notícias da nossa cidade.

Mas só 3 tópicos?!

Sim. O último tópico vale por mais: vai fazer parte de todas as edições de sexta-feira
 com a proposta de apresentar uma agenda de eventos para você apreciar em Curitiba (especialmente no final de semana).

Um aviso rápido:

  • HOJE tem jogo do Brasil (ou teve, dependendo da hora que você abrir este e-mail). Mas o importante mesmo é você saber que a partir das 8h você já pode entrar na Arena da Baixada para acompanhar o jogo no telão especial que eles prepararam por lá. Depois do jogo tem show do Natiruts. Se você acordou mais tarde, não se preocupe: no próximo jogo, dia 27, também tem telão e show por lá.

1. Onde está Curitiba no Atlas da Violência 2018?

Como mencionamos na última edição, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) recentemente lançou o Atlas da Violência 2018.

Apesar de ser um estudo concentrado em dados mais nacionais, existe um documento específico (que você pode baixar aqui) com algumas informações bem interessantes sobre municípios com mais de 100 mil habitantes.

Curitiba obviamente está entre esses municípios – a cidade conta com pouco mais de 1,8 milhão de habitantes (se considerar a Região Metropolitana, a população chega a quase 4 milhões).


     Tá! Mas o que esse Atlas aí faz?

O Atlas busca informações sobre diversos dados relativos à violência, mas o estudo municipal se concentra em duas informações principais: a taxa de homicídios e a taxa de mortes violentas por causa indeterminada.

No Brasil, entre 2015 e 2016, foram 62.517 homicídios e 10.274 mortes violentas por causa indeterminada

Em Curitiba o site do IPEA aponta 557 homicídios no período e não há informações sobre o número de mortes violentas por causa indeterminada.

Entretanto, o dado que realmente importa é a taxa de homicídios + mortes violentas no município: a taxa de Curitiba é de 31,7 (perto da média nacional, que é 38,67, ).

Tudo isso é importante para entender esta informação que vem a seguir: se somarmos todos os homicídios e mortes violentas do Brasil, existem 123 municípios que respondem por 50% do número totalE Curitiba está na lista dessas 123 cidades.
 


Mas (sempre tem um mas): a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) disse nesta matéria da Gazeta do Povo que os dados do IPEA são distorcidos por considerarem mortes no trânsito como homicídio. A reportagem também traz uma menção ao município de Almirante Tamandaré que é interessante ler ali.

Sobre o tema: A Gazeta também apresentou, em outra matéria, uma leitura dos dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) sobre dois bairros que concentram mais homicídios na capital. Para ler é só clicar aqui.

2. Curitiba e o polêmico “Escola Sem Partido”

Curitiba virou protagonista nesta semana que passou: a 2ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba suspendeu a tramitação do projeto “Escola Sem Partido” na Câmara de Curitiba. A decisão é inédita no país.

Vale ler este link aqui do G1 para entender a história e também um pouco do contexto do projeto “Escola Sem Partido”

3. Procura o que fazer em Curitiba?

Toda sexta-feira a gente organiza uma lista (não tão) rápida de sugestões de eventos rolando na cidade nos próximos dias. Confere aí!

Hoje (22/06)

  • 🎤 Tem lançamento de dois livros de quadrinhos na Gibiteca, às 19h. Ainda tem bate-papo sobre o tema “os quadrinhos e a cidade”. Mais informações, só clicar aqui.
     
  • 🎨 Das 8h30 às 17h acontece a Feira Fundo de Quintal, que expõe e vendetrabalhos de senhoras artesãs da CIC. Próxima sexta (29) acontece a última edição.
     
  • 🎼 Está rolando desde o dia 20/06 a Feira Internacional da Música do Sul. Vai até sábado com palestras, shows e workshops sobre o setor musical.
     
  • 🎪 Começa hoje a Maratona de Design Sustentável. Vai até o dia 24 de junho, ali na Sociedade Morgenau.

Neste sábado (23/06)

  • 🎸 Tem show do Ira comemorando 30 anos do lançamento do disco “Psicoacústica”. O show começa às 23h59 na Live Curitiba. Vale ler a entrevista que o Aplauso CWB fez com o vocalista Nasi aqui neste link.
     
  • 🎪 Você quer Festa Junina? A partir das 16h30 tem a Festa Junina Barvinok na Sociedade Ucraniana do BrasilInformações do evento aqui.
     
  • 🎪 Mais Festa Junina? Lá no Ecoville a Paróquia São João Batista Precursor também organiza uma festa junina a partir das 16h. No domingo, 23, a festa continua com um churrasco de igreja na hora do almoço.
     
  • 🎪 Sim! Mais festa junina: a Tradicional Festa do Padroeiro São João Batista, na Catedral Ucraniana São João Batista lá na Av. Presidente Kennedy. Tem festa junina no sábado, a partir das 18h, e festa popular com almoço no domingo. 
     
  • 🎼 Coro da Camerata Antiqua de Curitiba homenageia o compositor Edmundo Villani-Côrtes na III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba. Lá na Capela Santa Maria a partir das 20h. Domingo também tem no mesmo horário.

Neste domingo (24/06)


Na segunda (25/06)

Na terça (26/06)

Na quarta (27/06)

Até agosto!

Tem alguma sugestão de notícia ou história para O Expresso?

Alguma dúvida sobre serviços públicos? Algum evento legal que valorize a cultura local?

Não deixe de escrever para a gente no oi@oexpresso.curitiba.br.

Nos 
vemos na segunda!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2018 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS