O IBGE divulgou, em agosto, a última estimativa populacional de Curitiba: somos quase 2 milhões de pessoas, espalhadas por 75 bairros pela cidade. O Expresso foi atrás de mais detalhes, e mostra para onde Curitiba cresceu nas últimas décadas.
Na última década, a região Sul de Curitiba foi a que mais cresceu, em bairros como Tatuquara, Campo de Santana e Ganchinho. O Centro, depois de anos de êxodo, voltou a registrar crescimento populacional — mas os bairros do entorno, como Batel, Mercês e Jardim Social, perderam moradores. Veja o mapa para mais detalhes.
Três décadas
Comparando a Curitiba dos anos 1990 com a de hoje, dá para ver como a cidade cresceu de formas diferentes ao longo das décadas. Clique nas flechas à direita para acompanhar essa mudança.
Antes e depois
Atualmente, os bairros mais populosos de Curitiba são CIC, Sítio Cercado, Cajuru, Uberaba, Boqueirão e Tatuquara. Trinta anos atrás, em 1991, o Tatuquara tinha meros 8 mil habitantes, e o Centro ainda era um dos bairros mais populosos de Curitiba.
Ao redor de
Curitiba
A região metropolitana de Curitiba cresce em um ritmo bem maior do que a capital: em 2020, ela já somava 3.693.891 habitantes, espalhados pelos 29 municípios. Os mais populosos são vizinhos à capital, com destaque para São José dos Pinhais, Colombo e Araucária.
Dados gerais
Que tamanho
tem a RMC?
habitantes
0
de crescimento na última década*
0%
foi a variação populacional entre 2020 e 2019
0%
*2020 x 2010
Fronteiras
Também é nos limites de Curitiba que a RMC mais cresce: na última década, cidades como Fazenda Rio Grande, Piraquara e Mandirituba aumentaram mais de 20%. A campeã de crescimento, porém, é Tunas do Paraná, com 44%.
Conecte-se
com a cidade
em que você
vive.
O Expresso envia direto para o seu e-mail uma curadoria de notícias sobre Curitiba, todas as terças-feiras. Quer um exemplo?Clique aqui e acesse a última edição.
Cadastre-se gratuitamente
*Seus dados serão utilizados apenas para envio de informações do O Expresso. Está tudo explicadinho na nossaPolítica de Privacidade.